APLUB, Plano apresentado à SUSEP pode pôr fim à intervenção
Junho 8, 2018
APLUB – Plano de Recuperação apresentado pela ADA ganha força na SUSEP
Junho 19, 2018

A Associação de Defesa da APLUB – ADA, entidade criada para defender a APLUB e seus associados diante do regime de Intervenção decretado pela SUSEP, tem investigado, entre outros, os motivos que levaram a Entidade ao regime especial.

Recentemente, a ADA teve acesso a documentos da SUSEP que dão conta de que, ao menos desde 2012, os registros contábeis da CAPEMISA vinham sendo manipulados com a intenção de gerar lucro fictício e espelhar uma situação financeira não condizente com a realidade, conforme funcionários da própria CAPEMISA que confessaram à SUSEP (Relatório de Fiscalização número 50, de 09 de outubro de 2015, Ata de Reunião e Entrevistas de 28 de agosto de 2015).

Em virtude da descoberta da fraude contábil na CAPEMISA, esta passou a não ter mais condições financeiras de assumir a carteira previdenciária da APLUB, cuja transferência foi, então, indeferida. Estranhamente, a CAPEMISA, responsável pelas fraudes, quem administrava a APLUB há quase três anos e assumiu o compromisso, junto a SUSEP, de honrar todas as obrigações da APLUB, foi poupada da Intervenção, enquanto a APLUB padece no regime desde 2015.

A SUSEP, alguns de seus ex-diretores e servidores são investigados por possível beneficiamento à CAPEMISA, corrupção, prevaricação, improbidade administrativa, desvios de funções entre outras irregularidades, além de responderem a Ação Popular.

Numa atitude proativa, a ADA ajuizou ação judicial para que a CAPEMISA indenize a APLUB o valor de R$228.318.000,00 pelos prejuízos causados à entidade e pelos valores usados da APLUB durante sua gestão.

A ADA, ainda, apresentou Plano de Recuperação da APLUB, o que indica que o fim da intervenção só depende agora da SUSEP.